fbpx

3 formas de fazer sua empresa valer mais

Se você está planejando vender sua empresa ou captar recursos de investidores, provavelmente já deve ter procurado uma estimativa de quanto vale sua empresa no mercado, certo? Se você já realizou essa busca e presume que seu negócio tem um valuation equivalente a outra empresa de mesmo tamanho e setor, você pode estar enganado. Apesar de existirem pelo mercado algumas “regras” para valorar cada nicho e tamanho de empresa, neste artigo você vai entender que não é tão simples quanto parece. 

No mercado, existem cerca de oito fatores que podem interferir no valor do seu negócio, e cada um deles tem sua importância dentro do setor em que você atua. Além disso, para calcular o valor da sua empresa, existe uma grande variedade de métodos que são utilizados por empresas especialistas em valuation, como por exemplo, fluxo de caixa descontado, avaliação por múltiplos ou valor patrimonial, que são os métodos utilizados pela Valuation Brasil. Cada método é aplicado de acordo com o cenário atual da empresa, para que o valor esteja mais dentro da realidade possível. 

Mas como aumentar o valuation da sua empresa? Neste artigo você vai conhecer 3 maneiras valiosas de aumentar o valor comercial do seu negócio. Confira:

 

 

  • Se diferencie do resto – Desenvolva uma Propostas de Valor Exclusiva: 

O primeiro passo é avaliar o custo dos seus produtos ou serviços! Se o preço baixo for sua maior vantagem competitiva, um potencial investidor pode imaginar que seus produtos são facilmente copiáveis e optar por abrir uma nova empresa, atuar como seu concorrente e entrar na briga pelo preço, do que investir no seu negócio. Fato é que as pessoas não pagam caro por aquilo que elas mesmas podem fazer! Para isso, é importante que você desenvolva uma proposta de valor acima do mercado, criar conexões, promover uma experiência exclusiva ao atender seus clientes, desenvolver um produto único ou inovar na forma de negociação. Outra vantagem competitiva valiosa é o investimento em novas tecnologias e processos de logística. Estes fatores farão com que sua empresa tenha atributos únicos, que tornam a compra do seu negócio muito mais atraente do que competir com ele. 

 

  • Receita Recorrente: 

Este é um fator que chama a atenção dos investidores! É importante entender como a empresa vai se comportar após a compra ou investimento, para avaliar se vale a pena comprar o seu negócio. Fluxos de renda recorrentes ou automáticos que são resultado de assinaturas, contratos fixos de serviço ou renovações periódicas são fatores-chave para qualquer investidor tomar a decisão do investimento. Pensando nisso, é importante que você desenvolva um método para que, pelo menos, uma parte da sua receita seja adquirida de forma recorrente. Quanto mais “automática” ela for, mais valioso será o seu negócio. 

 

  • Diversificação de Clientes e Mercados

Depender de um ou poucos clientes para que sua empresa cresça é extremamente preocupante para os potenciais compradores. As empresas mais valiosas e rentáveis, são aquelas que possuem muitos clientes, onde cada um representa uma pequena parte da receita do negócio e não uma porcentagem significativa. Cada cliente deve representar, em média, menos de 15% das suas vendas. Caso este número seja ultrapassado, provavelmente os investidores irão desvalorizar o seu negócio ou optar por investir em outra empresa.

 

E aí, que tal começar hoje a planejar o futuro da sua empresa? Você pode estar com uma empresa muito valiosa em suas mãos, que só precisa das estratégias corretas para aumentar a proposta de valor! Se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com a Valuation Brasil e descubra quanto vale seu negócio. 

Tags :
ativo de um negócio,como calcular o valuation,como calcular quanto vale minha empresa,como conseguir investidores para minha empresa,como manter o fluxo de caixa positivo,ebitda,fluxo de caixa descontado,fórmula que avalia o valor da empresa,lucro líquido de uma empresa,método múltiplo de receita,método para calcular o valuation de uma empresa,múltiplo de receita,o que é fluxo de caixa descontado,o que é lajida,o que é valuation,o que faz o valuation aumentar,passivo de um negócio,quanto vale minha empresa,valuation de empresas,valuation por multiplos

Posts Relacionados

Estratégias de Valuation para PMEs
PMEs

Estratégias de Valuation para Pequenas e Médias Empresas

Compreender o valor da sua PME é essencial no ambiente empresarial competitivo de hoje. A avaliação, ou valuation, não é apenas sobre estimar um valor financeiro; é uma ferramenta crítica para compreender aspectos do seu negócio que demandam atenção e aprimoramento. Para você, gestor ou dono de uma pequena ou média empresa, esse entendimento irá […]

Leia Mais »
Valuation

Valuation para PMEs: Guia para Pequenas e Médias Empresas

A Importância do Valuation para PMEs Para pequenas e médias empresas (PMEs), realizar um valuation eficaz é essencial para atrair investidores, tomar decisões estratégicas informadas e, até mesmo, preparar-se para uma venda futura. Este artigo desvenda o conceito de valuation para PMEs, destacando sua importância e aplicabilidade no cenário empresarial atual. Valuation é o processo […]

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *